Contra o HPV, vacine os seus filhos na pré-adolescência

Ocorrem no mundo 500 mil novos casos de câncer de colo uterino, anualmente. Entre essas mulheres, 99,7% tem o HPV (sigla em inglês para vírus do papiloma humano). No Brasil, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), surgem 19.200 novos casos da doença a cada ano, enquanto ela mata mais de 4 mil mulheres. A vacinação antes do início da vida sexual é a forma mais eficaz de prevenção. Os pais devem estar conscientes sobre a importância dessa medida de saúde pública de altíssimo impacto para evitar um câncer em seus filhos, assim como os problemas inerentes da doença sexualmente transmissível (DST). Até porque o preservativo não consegue conter o HPV.

Leia mais...

Corantes artificiais são vilões para as crianças alérgicas

É crescente o número de crianças que apresentam múltiplos quadros de alergia: respiratória, dermatológica e gastrointestinal. A causa está na alimentação industrializada, repleta de aditivos, como conservantes e corantes. E o grande vilão para quem tem rinite, asma, bronquite, e urticária, por exemplo, é o pigmento sintético tartrazina - que dá a cor amarela ou laranja a balas, gelatinas, sucos artificiais, refrigerantes, iogurtes aromatizados, temperos, condimentos e remédios. Proibido em países como Noruega, Áustria e Alemanha, aqui no Brasil é controlado pela Anvisa, e há um projeto de lei para destacar nos rótulos dos alimentos a informação: “Este produto contém o corante tartrazina, que pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis”.

Leia mais...

Novidades na campanha de vacinação contra a gripe em 2013

O Ministério da Saúde anuncia boas novidades para a 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Com o intuito de proteger os grupos mais vulneráveis e diminuir os casos graves e de óbito, espera-se imunizar mais de 6 milhões de pessoas. E o acesso ficará oficialmente descentralizado e facilitado para os portadores de doenças crônicas e de outras condições, como as mulheres que tiveram filhos até quatro semanas, por exemplo. Eles poderão se dirigir a qualquer uma das 35 mil salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS) munidos de atestado médico. Além disso, estará incluída a proteção contra o H1N1.

Leia mais...

Cuidados especiais no verão para quem tem rinite

Quem sofre de rinite ou de outra alergia respiratória tem que se cuidar de janeiro a janeiro, independente da estação. Com a chegada do verão, é preciso ter alguns cuidados especiais para aproveitá-la da melhor forma, principalmente porque o calor e a umidade característicos dessa época facilitam a proliferação de micro-organismos causadores de alergias.

Leia mais...