Analgésicos tomados indiscriminadamente provocam urticária e angioedema

O uso sem prescrição médica de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios pode desencadear casos de urticárias e angioedemas – inchaço na boca, olhos, mãos ou garganta. Apesar dos sintomas semelhantes aos de uma alergia, em muitos casos não é o que realmente acontece. Por que o problema ocorre? Normalmente, ao tomá-los, controla-se a inflamação com a inibição de substâncias chamadas ciclooxigenases (ou COX). Esse consumo exagerado e contínuo de medicamentos inibidores das ciclooxigenases deflagra uma sequência de falhas do metabolismo que culminam num quadro semelhante ao de uma alergia.

Leia mais...

Alergia ou intolerância alimentar, eis a questão

Com causas e alguns sintomas diferentes, a alergia e a intolerância alimentar costumam ser confundidas. É comum ouvir pessoas afirmando que tem alergia à lactose. Entretanto, o que ocorre é uma intolerância, que é a incapacidade do aparelho digestivo digerir um determinado alimento ou partes específicas dele, como proteínas ou carboidratos. Como consequência, podem ocorrer sintomas gastrointestinais, tais como: azia, sensação de estômago cheio, diarreia, e constipação.

Leia mais...