Tipos de testes imunoalérgicos

Teste de contato (patch test)

Seguindo ao padrão internacional, o teste de contato (patch test) é indicado quando há suspeita de alergia a alguma substância química que está sendo colocada na pele. Ao identificá-la, é possível evitar o contato no dia a dia e buscar substitutos. O teste é realizado em 48 horas, nas quais 30 substâncias são testadas. Se necessário, um teste complementar com mais 10 substâncias é realizado na suspeita de sensibilidade por cosméticos.

Teste de imunidade celular

Esse teste avalia a resposta celular do sistema imunológico, e é indicado para os pacientes que apresentam infecção de repetição. São usados para esse teste cutâneo PPD, estreptoquinase, tricofitina, histoplasmina, candidina, entre outros, para investigar o grau da reatividade na pele. A leitura do teste é feita após 48 horas.

Teste de puntura (prick test)

Com resultado em até 20 minutos, o teste de puntura (prick test) é um recurso de diagnóstico seguro para avaliar a hipersensibilidade imediata. Ele é indicado e supervisionado pelo alergista após o exame físico e o conhecimento da história clínica do paciente. Há três possibilidades de avaliação com antígenos padronizados:

- Aeroalérgenos, os alérgenos presentes no ar: ácaros, poeira, fungos, pólen, pelos de animais, por exemplo.

- Alimentos: camarão, carne suína, leite de vaca, entre outros.

- Insetos: vespa, abelha, mosquito, formiga, pulga, etc.